A TRATAVE

Quem somos

A TRATAVE é, há mais de 20 anos, a entidade responsável pela gestão e exploração, em regime de exclusividade, do serviço público de drenagem, depuração e destino final das águas residuais industriais e domésticas, provenientes dos municípios de Guimarães, Vizela, Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso e Trofa, denominado por Sistema Integrado de Despoluíção do Vale do Ave (SIDVA).

No presente e no futuro do vale do Ave

Criada no âmbito da entrada em funcionamento do Sistema Integrado de Despoluição do Vale do Ave (SIDVA), a TRATAVE – Tratamento de Águas Residuais do Ave, S.A. é a empresa concessionária da “Exploração e Gestão do Serviço Público de Drenagem, Depuração e Destino Final das Águas Residuais” dos municípios de Guimarães, Santo Tirso, Trofa, Vila Nova de Famalicão e Vizela e das empresas do vale do Ave.

A TRATAVE – cuja personalidade jurídica está descrita no Diário da República – III Série nº 58, de 10 de março de 1999 – desenvolve o seu trabalho desde o dia 25 de setembro de 1998, dia em que foi assinado na sede da Associação de Municípios do Vale do Ave (AMAVE) em Guimarães – então a concedente do SIDVA – o “Contrato de Exploração e Gestão do SIDVA”.

Num desafio sistemático e permanente para levar a cabo a harmonização entre o crescimento industrial e a qualidade ambiental da região do Ave e dando corpo ao slogan da empresa TRATAVE, no presente e no futuro do vale do Ave, a TRATAVE participa ativamente no ciclo urbano da água na região e sempre com a certeza de que não é um problema, é a solução. E, numa ação diária que já permite mostrar grandes mudanças na região; desde logo, com o regresso das pessoas ao rio e às suas margens.

Visão

A equipa da TRATAVE trabalha no presente pelo futuro do vale do Ave.
Para isso, a TRATAVE tudo tem feito, e continuará a fazer, para ser uma empresa de referência no que concerne à qualidade do serviço público prestado, pela competência profissional e pelos valores que pratica, num percurso ativo que contribua para o desenvolvimento da região do vale do Ave.

Missão

A missão da TRATAVE – Tratamento de Águas Residuais do Ave, SA é a exploração e gestão do Serviço Público de Drenagem, Depuração e Destino Final das Águas Residuais do Sistema Integrado de Despoluição do Vale do Ave, em regime de concessão, ao abrigo do Decreto-Lei nº 379/93 de 5 de novembro.

Valores

A TRATAVE – Tratamento de Águas Residuais do Ave, SA assenta a sua ação no respeito pelo ambiente, criação de valor, ética, melhores práticas do estado da arte e promoção da estabilidade e espírito da sua equipa.

Sede

A sede da TRATAVE localiza-se nas instalações em Serzedelo, concelho de Guimarães.
Ali funcionam os serviços administrativos, financeiros, fiscalização, gestão de clientes e exploração de infraestruturas.

ETAR

ETAR sobre responsabilidade da TRATAVE
· ETAR de Serzedelo I e II
· ETAR de Lordelo
· ETAR de Rabada
· ETAR de Agra